O que é? | Objetivos | Elaboração | Supervisão | Contato

sexta-feira, junho 16, 2006

Nova pesquisa Ibope confirma vitória de Lula no primeiro turno

Nova pesquisa Ibope, encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgada na terça-feira (13), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ampliou sua vantagem sobre todos os possíveis adversários em relação à posição de março de 2006 ? data do último levantamento. Se as eleições fossem hoje, Lula teria 48% dos votos, cinco pontos acima da sondagem anterior. Esse total seria suficiente para o petista ser eleito no primeiro turno, segundo o site da CNI.Já o candidato tucano Geraldo Alckmin emperrou nos mesmos 19% que tinha em março. O índice do ex-governador cai para 18% quando a lista de candidatos apresenta o peemedebista Pedro Simon, que tem apenas 2%. Nos dois cenários, Heloisa Helena (Psol) teria entre 5% e 6%; seguida por Enéas Carneiro, com 2%; Cristóvam Buarque (PDT), com 1%; e José Maria Eymael, que teria entre 0 e 1%. Brancos e nulos somaram 12%, mesmo percentual dos que não souberam opinar.Um dos dados mais significativos da pesquisa diz respeito à taxa de rejeição, onde os entrevistados foram chamados a dizer em quem não votariam "de jeito nenhum". Entre os candidatos apresentados, Lula tem a menor rejeição, 28%, enquanto 34% jamais escolheriam Alckmin para presidente da República.Na pesquisa espontânea, na qual os nomes dos concorrentes não são apresentados ao eleitor, as menções de voto em Lula subiram de 27% para 32%. Já as indicações ao nome de nome Alckmin ? que está em campanha por todo o Brasil e aparece diariamente na mídia como candidato ? não passam de 8%.O percentual dos que preferem Lula também cresceu na disputa de um eventual segundo turno. Agora ele teria 53% (eram 49% em março), enquanto o tucano caiu de 31% para 29%. A pesquisa foi realizada entre 5 e 7 de junho com 2.002 entrevistas em 143 municípios de todos os Estados. Tem margem de erro de 2 pontos percentuais.


Fonte: Agência Barsil

________________________________________

Resultado de pesquisa eleitoral é refletido no marketing da campanha de Geraldo Alckmin

A Pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem, identificou que o maior problema da candidatura de Geraldo Alckmin PSDB) à presidência da República é o desconhecimento de seu nome pelo eleitorado. Mesmo sendo publicada no dia em que os holofotes estavam dirigidos para a estréia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, os assessores de Alckmin já mostraram serviço. O índice de desconhecimento de 18% de Alckmin, enquanto Lula apresentava apenas 1%, trouxe uma medida imediata de popularização do candidato do PFL á presidência que já pode ser vista através dos meios de comunicação. Alckmin, como era até então conhecido passa a ser chamado de Geraldo Alckmin. É uma forma de dar ares de maior intimidade ao pouco conhecido candidato.
A partir de agora começa uma nova etapa da campanha e a equipe de comunicação será ampliada para construir a imagem de Alckmin de acordo com o resultado das pesquisas. A reestruturação da campanha à presidência de Alckmin será focada nos indecisos. Outra medida será a visita às cidades médias ? com população acima de 100 mil habitantes ? e com meios de comunicação local forte que possam difundir a imagem do candidato para os municípios próximos.
O candidato do PT à reeleição, Luís Inácio Lula da Silva, é quem obteve um menor índice de rejeição na pesquisa; é também Lula quem está a frente nas intenções de voto com 48%.

http://www3.atarde.com.br/politica/interna.jsp?xsl=noticia.xsl&xml=NOTICIA/2006/06/13/986747.xml

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u79516.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u79515.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u79483.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u79470.shtml

Postado por: Rayana Borba

________________________________________

segunda-feira, junho 12, 2006

Ministério intensifica combate ao trabalho infantil

O Ministério do Trabalho e Emprego vai aumentar a fiscalização nos Estados e municípios e realizar uma série de atividades durante todo o mês de junho com o objetivo de retirar as crianças do trabalho.
Durante todo o mês, as DRTs (Delegacias Regionais do Trabalho) do país irão realizar ações fiscais em pedreiras, casas de farinha, bares, restaurantes, áreas rurais e lixões. A iniciativa marca a passagem do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, lembrado neste 12 de junho.
De acordo com o Ministério, todas as crianças encontradas trabalhando irregularmente terão suas famílias identificadas para serem encaminhadas para os programas Bolsa Família e Peti (de Erradicação do Trabalho Infantil).
Para evitar a reincidência do trabalho infantil, os pais que forem pegos usando seus filhos pequenos como mão-de-obra serão encaminhados ao conselho tutelar do município.
Para a deputada Maria do Rosário (PT-RS), coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, a iniciativa contribuirá ainda mais para o país avançar na irradicação do trabalho infantil.
De acordo com a parlamentar, o Brasil já avançou bastante nesta questão, mas ainda precisa adotar medidas mais abrangentes. ?O nosso maior problema é o trabalho doméstico infantil. Precisamos fazer um trabalho de conscientização e de responsabilização de pessoas que promovem essa prática?, disse.
De acordo com a petista, o combate a esta modalidade de trabalho infantil se torna difícil em função da sua invisibilidade, pois é praticado dentro das casas das pessoas.
?Muitos acham que estão fazendo o bem trazendo crianças e adolescentes carentes para trabalhar em suas residências, mas isso é errado. Se as pessoas precisam de ajuda, elas devem ser encaminhadas para programas assistenciais, como o Bolsa Família. Não podemos conceber a idéia de tirar uma criança da escola em função do trabalho?, disse.
Na avaliação do deputado Vicentinho (PT-SP), o combate ao trabalho infantil deve partir também da sociedade civil.
?O Ministério do Trabalho está com uma bela iniciativa para impedir a continuidade dessas práticas. O fim do trabalho infantil é algo que precisa do envolvimento da sociedade. Não podemos aceitar que uma pessoa em idade escolar seja prejudicada em função do trabalho?, disse.

Fonte - Agência Brasil

________________________________________


Observe!

Governo Municipal

Prefeito
Secretários
Vereadores

Governo Estadual

Governador
Secretários
Deputados

Governo Federal

Presidente
Ministros
Deputados
Senadores

Observações Anteriores

2005-05-08 2005-05-15 2005-05-22 2005-05-29 2005-06-05 2005-06-12 2005-06-19 2005-06-26 2005-12-25 2006-05-07 2006-05-21 2006-05-28 2006-06-04 2006-06-11 2006-06-18 2006-07-16 2010-11-21 2010-11-28

Observatório do Espaço Público Político Midiático | 2006
Textos: Jornalismo I - Ielusc | Layout: Cecília Oliveira | Hospedagem: Blogger