Combate a Corrupção.
Joinville, 29 de maio de 2005. O assunto da CPI nos correios tornou-se tematização, sendo abordado em todos os meios comunicacionais, é um exemplo explícito da prática da corrupção em nosso país. Clovis Pires da Silva, coordenador de ensino a distância da Escola do Legislativo escreveu no Jornal A Noticia do dia 24/05/2005, na página A3, uma matéria sobre a CPI da Corrupção. Segundo dados encontrados nessa matéria, o Brasil não é o único atingido pelos problemas da corrupção nos meios políticos. A ONG Transparência Internacional atribuiu nota quatro ao Brasil, que estaria, portanto, em posição quase intermediária no ranking mundial da corrupção. Mas o que esta em questão são quais medidas estão sendo tomadas para evitar que esses casos se repitam. "Se o ministério público e a Polícia Federal se revelarem instituições inoperantes e sem necessária indepêndencia para atuar, será o caso de instalar a CPI da Corrupção, para investigar os inúmeros escândalos que foram denunciados nos últimos tempos, patrocinados por correntes políticas diversas". O Combate a Corrupção vem sendo discutido também pela Frente Parlamentar, que para o próximo semestre pretende elaborar um pacote de propostas para aprimorar a legislação brasileira referente a esse tema. O deputado Paulo Rubem do PT, pernambucano, coordenador do grupo, tem a idéia de reunir as leis já existentes, identificar as falhas e melhorar as condições dos orgãos que atuam nesse sentido. Já a Deputada Luíza Erundina, do PSB de São Paulo, destacou que além de leis, são necessárias campanhas que conscientizem a população sobre a importância do combate à corrupção e, principalmente, ao fim da tolerância existente em nossa cultura em relação a pequenos desvios éticos. A ONU, também tem demonstrado muito interesse , realizou um seminário "A Luta Contra a Corrupção na Agenda Internacional", que segundo o deputado, presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), é só coincidência o fato de o evento ocorrer no momento em que há denúncias de corrupção na administração pública. Muita coincidência mesmo, tanta preocupação com a corrupção brotar justamente quando está sendo tão repercutido na imprensa as fraudes e devios do nosso dinheiro...quanta solidariedade... veja a matéria completa: http://www2.camara.gov.br/internet/agenciacamaraMatéria: Deputado diz que evento sobre corrupção é coincidência_24/05/2005.
________________________________________
Os vereadores de Joinville disseram...SIM! CPI DOS CORREIOS!!!
Para este tema não ficar tão distante da proposta do meu grupo, encontrei no Noticiário da Câmara de Vereadores de Joinville, do dia 19 de Maio de 2005, esta discussão interessantíssima, enquanto os opositores do governo pedem a efetivação do Inquérito, os Petistas se justificam e argumentam que esta CPI não seja uma forma de "ferir" o seu partido, mais uma briga partidária... "O vereador do PSDB, Maurício Peixer pede aprovação da CPI dos correios, fala de uma preocupação com o cenário nacional. A CPI dos Correios que está na Câmara dos Deputados e no Senado para aprovação. Para Peixer é estranho que o Governo Federal não queira que se façam estas investigações. ?Parece que estão com medo?, afirmou. Marcos Aurélio Fernandes (PT) quer aprovação de CPI na Câmara e disse que é importante que se aprove a CPI do Correio no Congresso para que se apontem os desvios e irregularidades na aplicação dos recursos. ?Não conseguimos aprovar a CPI do Bolshoi nem a da Casan?, ... ?talvez este seja o momento de verificarmos as irregularidades nos repasses de valores dos correios ao Bolshoi?, concluiu. Sdrigotti pede para deixar fatores políticos de lado, João Luiz Sdrigotti (PMDB), em resposta a pronunciamento do vereador do PT, falou que as CPI?s são importantes, mas ?deveria apurar os fatos e deixar de ser politiqueira?, concluiu". Veja também: www.cvj.sc.gov.br Palavra Livre (19 de Maio de 2005)
________________________________________
Inquérito? CPI dos Correios!? PREPAREM-SE!!!!
Sei que este tema é de nível nacional, e portanto, de grande repercussão na mídia, achei interessante comentar algo, peço até desculpas, pois sei que foge à proposta do meu grupo, que ficou responsável pelas informações dos vereadores de Joinville. Mas em todos os casos, como este blog é referente a política, não podemos deixar de salientar os grandes acontecimentos na área... Bom, quarta-feira (25 de maio), estava na frente da Tv, procurando algo interesante para assistir e que decepção, como sempre, nada... Resolvi colocar no canal da TV Senado, e quem estava discursando era a Senadora Heloisa Helena (PSDL-AL), um discurso pra lá de empolgante sobre as "falcatruas"do governo atual, sobre o porquê de não permitirem um inquérito, uma CPI no caso dos Correios. Para quem não sabe, estavam fazendo uma lista dos deputados e senadores que apoiariam ente inquérito, muitos destes do partido Lula, mas na tentativa de não sujarem seus belos nomes no "banquete palaciano", termo utilizado pela Senadora, na ultima hora tiraram seus nomes da lista... Ouvir a Excelentíssima Heloisa Helena, que a princípio foi petista, mas expulsa do partido, e com uma identidade íntegra, digna, sem discursar em favorecimento do interesse próprio ou de seu partido, e sim querendo uma mudança no cenário político atual, disse grandes verdades... A senadora, que conhece o presidente Lula, por ter feito parte do PT, disse que ele não pode ser julgado pelo seu grau de escolaridade, nem ser considerado um ingênuo marionete nas mãos de outros...Quem manda no governo é o Lula! Ele é um presidente brilhante, mas até agora mudanças efetivas não fez, e mesmo sendo brilhante está cometendo os mesmos erros do governo do FHC... Ouvindo a senadora, pude conhecer um outro lado da moeda, mesmo que não integralmente... A boa notícia é que a lista dos que aprovam o inquérito venceu... Será feita a investigação! Tomara que seja apurada a verdade, que esta apuração possa limpar a sujeira de debaixo dos panos!!!! Outra notícia é que agora todos estão brigando pelas posições de presidente e relator desta CPI, quem vai ocupar estes cargos? Ah, vamos esperar pra ver... e tomara que nos deixem ver!!!!? "Conheça a verdade e ela vos libertará!" Mas que verdade eles vão nos deixar conhecer? Será que não é chegada a hora de uma mobilização social? Uma mudança na consciência? Na percepção? Ora...Ora...que coisa hein?
________________________________________
Contrastes no estado
Na matéria divulgada em A Notícia de 08/05/2005, o governador Luiz Henrique da Silveira ressalta a importância da descentralização em nosso estado, para ele, principalmente o governo anterior centralizou todas as ações do estado na capital Florianópolis. O governador através de dados de pesquisa (IBGE, Pnud), constatou que nas duas últimas décadas avolumaram-se os contrastes entre regiões e municípios. O fenômeno identificado por ele como litoralização, ou seja, a migração em massa da região Planaltina ? desde o Vale do Itajaí e do Planalto Norte até a fronteira com a Argentina ? para o litoral. Suas causas mais evidentes foram a concentração do governo do estado (administrativa e, pois, da economia, das finanças, das licitações, das obras), que determinou o atraso, até mesmo de municípios próximos do litoral, como Angelina, Anitápolis, Governador Celso Ramos, Antônio Carlos, São Bonifácio e outros tantos. Não é por acaso que as 20 cidades que mais cresceram no estado são litorâneas. E as 20 que mais decresceram são da região Serrana ou do Oeste catarinense. Para reequilibrar as regiões são de fundamental importância a descentralização, municipalização, prioridade social e modernização tecnológica. Fonte: A Notícia 08/05/2005 Texto Original: Luiz Henrique da Silveira Adaptação: Gabriel Baggio / Comunicação Social Bom Jesus IELUSC
________________________________________
| |
|
|